terça-feira, 31 de março de 2015

Copersucar - Ato #3...

Temporada de 1975...

GP da África do Sul - circuito de Kyalami...

#30 - Wilson Fittipaldi - Copersucar-Fittipaldi - Copersucar FD02 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Mesmo diante das piadas e críticas sofridas nos GPs anteriores, Wilsinho partiu para a 3ª etapa da temporada, o GP da África do Sul...

Nessa época, Wilsinho compreendeu a necessidade da formação de uma base da equipe fora do Brasil e a Fittipaldi alugou uma oficina nos arredores de Reading, na Inglaterra, o que foi um prato cheio para o críticos de plantão...

Wilsinho ignorou-os e seguiu em frente pois tinha mais motivos para se preocupar e em Kyalami, o encerramento prematuro de um treino deixou o Copersucar a 0,05s do tempo da italiana Lella Lombardi, que estava num March 751. Com o 27º lugar, Wilsinho estava fora mas ainda tentou obter uma autorização de Claude Le Guellec, comissário da CSI da FIA para competir, alegando que fora prejudicado pela decisão da direção de prova...

Os organizadores foram inflexíveis e Wilsinho não largou na África do Sul...

A prova sul-africana teve 78 voltas e o piloto da 'casa' Jody Scheckter (Tyrrell) foi o vencedor. Carlos Reutemann (Brabham) e Patrick Depailler (Tyrrell) completaram o pódio...

O Pole Position foi José Carlos Pace (Brabham) que anotou também a volta mais rápida da corrida com o tempo de 01:17.200...

--> 3ª vitória de Jody Scheckter; 1ª e única pole position e 5ª e última melhor volta de José Carlos Pace; 19ª vitória da equipe Tyrrell e 81ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

3 comentários:

Anônimo disse...

mesmo nao correndo os progressos com o fd02 foram acontecendo

marconni

Lucas Pimenta Zava disse...

Lindo! Pena que não andava.

Nilton Carlos Lira Nascimento disse...

Como seria a copersucar nos tempos atuais?