terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Escapamento...

Temporada de 1982...

GP de Mônaco - circuito de Monte Carlo...

Elio De Angelis - John Player Team Lotus - Lotus 91 - motor Ford Cosworth DFV V8 3.0 - pneus Goodyear...

Partindo da 15ª posição do grid, o italiano De Angelis, após 76 voltas, terminou a prova na 5ª posição a 1 volta de seu compatriota Riccardo Patrese (Brabham) - vencedor do GP monegasco. Didier Pironi (Ferrari) e Andrea de Cesaris (Alfa Romeo) completaram o pódio...

René Arnoux (Renault) foi o pole position e a volta mais rápida da corrida foi registrada por Riccardo Patrese que marcou o tempo de 01:26.354...

--> 1ª melhor volta e 1ª vitória de Riccardo Patrese; 1º pódio de Andrea De Cesaris; 27ª vitória da equipe Brabham e 147ª vitória do motor Ford Cosworth na F-1...

4 comentários:

Anônimo disse...

Foi com esse Lotus 91 que De Angelis conquistou sua 1ª vitória na Formula 1.

E 82 foi o último ano da Lotus com o motor Cosworth depois de 15 anos, várias vitórias e títulos mundiais.

Marcus Vinnicius

walter disse...

DeAngelis foi mais veloz que Senna, uma vez ou outra.
É um dos bons daquele 'grid' "se-ele-não-tivesse-morrido".

Anônimo disse...

Olá amigos,
Vale o comentário técnico a respeito do Lotus 91: em algumas fotos de competição este carro aparece sem a carenagem de cobertura do motor, onde pode-se observar a arquitetura dos tubos de escape, com raio de curva excessivamente aberto para dar maior velocidade aos gases na exaustão. Talvez para Mônaco, como nesta foto, por ser um circuito muito travado, tenha a área motriz descoberta para auxiliar na refrigeração. Consta ainda na ficha técnica que o chassi, em fibra de carbono, pesava sómente 18kg, e que os freios eram "water cooled brakes". Referente a este sistema de refrigeração de discos no Lotus, a água, pouco se sabe tecnicamente a respeito e de que forma era acionado o líquido refrigerante, se por sensor térmico, manualmente, etc. Na F-Truck sistema similar foi muito utilizado para refrigeração de freios. Este Lotus 91 trata-se do último modelo com Cosworth.
luizborgmann

Clério disse...

O detalhe do escapamento faz toda a diferença nessa imagem.

Nunca tinha visto por esse ângulo.