sábado, 1 de novembro de 2014

Giro #49...

Temporada de 1988...

GP da Itália - circuito de Monza...

Jean-Louis Schlesser - Canon Williams Team - Williams FW12 - motor Judd CV V8 3.5 - pneus Goodyear...

O francês Schlesser contornando o 'S' do circuito italiano antes de 'figurar' nas manchetes dos jornais mundo à fora...

Schlesser largou da 22ª posição do grid e no giro #49 se 'enroscou' com o líder da prova Ayrton Senna (McLaren) e ambos ficaram fora da disputa...

A vitória 'caiu no colo' de Gerhard Berger que formou a dobradinha da Ferrari com Michele Alboreto... Eddie Cheever (Arrows) completou o pódio...

Ayrton Senna foi o pole position e Michele Alboreto registrou a volta mais rápida  da prova marcando o tempo de 01:29.070...

--> 4ª vitória de Gerhard Berger; 5ª e última melhor volta de Michele Alboreto e 94ª vitória da equipe Ferrari na F-1...

7 comentários:

Anônimo disse...

O Senna liderava com folga essa prova e ao se aproximar do francês - que na minha opinião estava na sua trajetória - não reduziu e dividiu o 's' com ele e os dois se tocaram.

Pra mim um erro de um Senna afoito como o de Mônaco no mesmo ano.

JP Martins

Rui Amaral Jr disse...

Lembro bem e agora assisti o vídeo algumas vezes, Martins concordo que Ayrton foi afoito, vinha muito à frente e não avaliou corretamente, aquela travada de Schlesser na entrada da chicane, aquilo já dizia tudo!
Podem ter certeza que na carreira de um grande piloto as decepções são enormes, talvez até maiores que as alegrias e essa assim como Mônaco foi uma grande decepção dele! Emerson fez isto com Jody na França 1973 e por aí vai...

walter disse...

Pois eu já acho que retardatário tem que sair da frente. O esporte automobilístico é de performance, não de calculeira. Senna, certo, derrotado por um Schlesser errado.

Anônimo disse...

Olá amigos,
Schlesser não estava sentado no F1 à toa, já era um renomado piloto francês naquele ano, com 40 anos de idade e uma imensa bagagem nas competições. Não era tampouco um principiante, com extensa ficha no endurance (só para mencionar pista) do mundial de Marcas. A propósito da pancada entre Senna x Schlesser, mesmo considerando os minúsculos retrovisores, não há como alegar desconhecimento de que você está para ser ultrapassado, e Schlesser sabia que Senna estava ali. O francês até sobe na zebra, mas continua sua trajetória ocupando uma porção lateral da pista. O resto é o que se viu, cada um que tire suas conclusões. No kartismo e fórmulas no Brasil, muito se usou (e continuam usando) o dedo indicador ao perceber a iminência da ultrapassagem, especialmente naquelas de momentos de indecisão e em locais inapropriados para a manobra, linguagem logo entendida por aquele que vinha atrás. Mesmo no final dos retões, especialmente nas freadas, você apontava com o indicador para o lado da pista em que o pretendente poderia ir e tentar ultrapassar...se quisesse.
luizborgmann

Rui Amaral Jr disse...

Sim Walter ele errou mas o Ayrton não se precaveu...é muito mais difícil andar atrás que na ponta.

Anônimo disse...

acho que faltavam 2 voltas pro fim e senna vinha pra colocar mais uma volta nele. vinha rapido ja que era o final da reta e nao queria perder tempo. mas nao se pode prever realmente o que o adversario pode fazer. ele tentou passar e nao obteve o sucesso esperado. deu no deu. e nao misturando as coisa, o piquet tbm passou por isso na alemanha em 82 com o chileno salazar

marconni

Clério disse...

Acho que o Schlesser deveria ter se comportado como um retardatário e não prejudicar os ponteiros, ainda que o Senna tenha sido precipitado na manobra.