sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Nostalgia urbana (VI) - Opala DeLuxo 1973


Amigos,
tive o privilégio de registrar esse belíssimo Chevrolet Opala, ano de fabricação 1973, modelo "De Luxo", cujo proprietário é Rodrigo Cruz, vendedor de autopeças da empresa "Mundo das Peças", aqui em Congonhas. Por isso, rendo minha homenagem ao Opala, o carro que conquistou o Brasil, alcançando aproximadamente 1 milhão (998.444 para ser mais exato) de unidades fabricadas e comercializadas.

Um pouco da história:

A marca Chevrolet era ainda muito forte no Brasil. Antes de a indústria automobilística aqui se instalar, era a mais popular. Seus modelos tinham fama de resistentes, sendo os mais procurados e os que menos desvalorizavam com o uso. Com as dificuldades criadas para importações - depois do surgimento da indústria brasileira -, os antigos Chevrolet foram ficando na saudade. A Veraneio foi uma primeira reaproximação e o Uirapuru consolidava a excelente imagem do seu motor de seis cilindros. Quando em 1968 a Chevrolet lançou seu primeiro nacional de passeio (derivado de um Opel - GM alemã -,o Rekord), batizou-o de Opala (Op de Opel e pala de Impala, um dos mais populares carros da marca no Brasil no início dos anos 1960).

Seu projeto (chamado de projeto 676) demorou cerca de dois anos, sendo finalmente apresentado na abertura do VI Salão do Automóvel de São Paulo, num sábado, dia 23 de Novembro de 1968, já como linha 1969. E ao longo de seus 23 anos e cinco meses de produção contínua, passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas, sendo fabricado na cidade paulista de São Caetano do Sul, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, até ao dia 16 de Abril de 1992, uma quinta-feira.

Durante o período em que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala: 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, quanto luxuosas ou esportivas. Todos os motores usados no Opala foram derivados de motores da Chevrolet Norte-Americana.

Essa mistura, onde combinava-se um motor americano a uma carroceria alemã, curiosamente resultou na peculiaridade de conviverem no mesmo projeto componentes com especificações técnicas baseadas no sistema de medidas Inglês, nos componentes do motor e transmissão, e no sistema métrico usado na Alemanha e no Brasil nas demais partes do veículo.

Dentre as qualidades do Opala, é notável o acerto dos freios, direção, velocidade e suspensão bastante equilibradas, aliado a isto, o conforto de um carro potente e com bastante torque, o que resulta em saídas rápidas e muita força em subidas de serra e ultrapassagens mais que seguras na estrada. Apesar do tamanho, é um veículo fácil de conduzir na cidade. Porém na época do seu lançamento, o carro foi criticado por seu acabamento inferior em relação ao seus "irmãos" americanos.

Graças a suas características positivas, o Opala foi eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1972.


Ficha Técnica (modelo “DeLuxo” 1973):

Origem  e Fabricação: General Motors - EUA/Opel - Alemanha, General Motors - Brasil
Chassi e Carroceria: monobloco
Disposição: motor dianteiro e tração traseira
Peso: 1.100kg
Entre eixos: 2.667mm
Motor: 4 cilindros OHV, 8 válvulas, 2.474cm3 e 79 hp (SAE) a 4.400 rpm
Combustível: Gasolina
Taxa de Compressão: 7,0:1
Torque máximo líquida: 16,1 kgfm a 2400 rpm (torque Líquido)
Câmbio: manual de 3 marchas
Velocidade máxima: 153,1 km/h
Aceleração 0–100 km/h: 15,5 sec

Recordar é viver...

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